ufc
Revista Labor

   Apoio:
Nupep

Contador de acesso

Contador de acesso

Fortaleza, 30 de Junho de 2022


EDITORIAL

A revista eletrônica LABOR, de acesso gratuito e periodicidade semestral, é editada pelo Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. A Revista, de orientação pluralista, constitui publicação científica relacionada à economia política, sociabilidade e educação e recebe colaborações inéditas de procedência nacional e internacional, para publicação, estando aberta para receber artigos e ensaios teóricos – com ou sem pesquisa empírica – com preferência a textos com enfoque marxista e neomarxista.

O principal objetivo da Revista é difundir o conhecimento, estimulando criticamente o debate teórico, que tem como desafio a abordagem das contradições e dos problemas que afetam a classe trabalhadora e a sociabilidade dos indivíduos singulares em geral, no contexto dos processos de globalização econômica e monetário-financeira; de reestruturação produtiva tecnológica e gerencial das empresas; de inovações tecnológicas nas áreas da microeletrônica, da informática e das telecomunicações; de mudanças drásticas no campo do trabalho, do emprego, da renda dos trabalhadores, da organização sindical e dos direitos sociais e trabalhistas; e da crescente tendência de aumento da distância entre o poder e a riqueza dos Estados do capitalismo orgânico central e os Estados da semi-periferia e periferia capitalista. No âmbito da perspectiva crítica, também serão aceitos trabalhos escritos relacionados às temáticas do Estado e aos processos de civilização e cultura.

Seções da Revista

  • Entrevistas
  • Trabalhos científicos

As entrevistas são realizadas a critério dos editores, destacando análise do entrevistado sobre questões relacionadas à Economia Política, Sociabilidade e Educação.

Os trabalhos científicos compreendem artigos, ensaios e resenhas.
Os documentos abrangem legislação, propostas, análises oriundas de entidades científicas/sindicais e outros relevantes na área educacional indicados pelos membros do Conselho Editorial.

Linha Editorial Editores Conselho editorial Revista Labor